Yuri Vasconcelos
Com uma ousada operação, que levou três anos (1909-1912) e envolveu cerca de 400 pessoas.
Para erguer a estrutura, alpinistas escalaram os morros da Urca e do Pão de Açúcar levando equipamentos em mochilas e operários se arriscaram na edificação de estações a 400 m de altura. A construção do bondinho, que completa 100 anos no dia 27 de outubro de 2012, fez parte das comemorações do centenário da abertura dos portos cariocas. Ele custou 2 milhões de contos de réis, valor que, ajustado aos dias de hoje, ultrapassaria R$ 100 bilhões! Naquela época, só existiam dois teleféricos parecidos no mundo, na Espanha e na Suíça, e o bondinho carioca superou os dois em tamanho.
DA AREIA AO AÇÚCAR
Passeio já foi feito por 40 milhões de pessoas desde a inauguração
1.Um grupo de 100 alpinistas escalou o Morro da Urca levando em mochilas peças de um guincho manual e cordas. Quando chegaram ao alto, montaram o guincho e lançaram a corda para baixo. Ela foi amarrada a um cabo de aço com cerca de 550 m e puxada para cima
2. Uma ponta do cabo foi fixada no guincho, e a outra, na Praia Vermelha. Com o fio erguido, foi instalado um elevador de carga para levar materiais e operários até o morro. No total, 4 toneladas de equipamentos foram carregadas
3. Com tudo carregado, iniciou-se a edificação das estações da Praia Vermelha e, a 220 m de altura, do Morro da Urca. Para segurar o bondinho, o cabo original foi substituído por outro mais forte. Também foi instalada no morro uma oficina de manutenção
4. Os bondinhos de madeira maciça foram trazidos da Alemanha e fixados nos cabos com o auxílio de guindastes. Além de sustentarem o veículo,os cabos também já tinham os sulcos por onde ele deslizava utilizando oito pares de roldanas. A viagem durava seis minutos
5. A mesma operação com alpinistas e elevador de carga foi repetida para a fixação dos cabos e a colocação do bondinho no segundo trecho, de 750 m, entre Urca e Pão de Açúcar. A estação final foi construída a 396 m de altura e inaugurada em 18 de janeiro de 1913
6. O bondinho foi trocado pela primeira vez em 1970 e novamente em 2008. A versão atual tem um sistema que executa automaticamente a aceleração e desaceleração, além de painéis que mostram a localização dos veículos em caso de baixa visibilidade
Mudanças do bondinho ao longo da história
1912
País de origem: Alemanha
Capacidade: 17 pessoas
Tamanho: 1,8 x 1,45 m
Velocidade: 2 m/s
1970
País de origem: Brasil
Capacidade: 65 pessoas
Tamanho: 6 x 3 m
Velocidade: 10 m/s
2008
País de origem: Suíça
Capacidade: 65
Tamanho: 6 x 3 m
Velocidade: 10 m/s
FONTES: Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, livro Bondinho do Pão de Açúcar (vários autores), Revista Mundo Estranho,
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